Vasectomia

A Vasectomia é a cirurgia de esterilização masculina, indicada para homens com “capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, dois filhos (…); [ou quando há] risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto” (de acordo com os incisos I e II do artigo 10 da Lei 9263, que trata do planejamento familiar). Como a cirurgia não limita ou danifica a estrutura envolvida no prazer sexual, o desejo sexual, a ereção e a capacidade de sentir orgasmo continuam intactos. A única diferença é que, um tempo após a Vasectomia, a ejaculação expelida não contém espermatozoides. Para confirmar, o médico solicitará um espermograma em cerca de 60 dias e após, pelo menos, 30 ejaculações. Não há alteração no volume ejaculado, visto que a produção testicular é de apenas 0,1 ml.
Vasectomia em Curitiba - Mark Neumaier Urologista e Cirurgiao

Fatores de risco

Como é um procedimento definitivo, irreversível, é necessário observar “o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar” e assinar um termo de consentimento no qual o homem é alertado sobre os riscos da cirurgia, os possíveis efeitos colaterais, os aspectos da cirurgia de reversão e os métodos contraceptivos reversíveis disponíveis como alternativa, e que autoriza o médico a realizar a cirurgia. É importante destacar que a cirurgia de reversão é possível, mas os resultados não são garantidos, pois pode haver dificuldade ou mesmo a impossibilidade de engravidar a parceira. Porém, se realizada nos primeiros 4 anos após a Vasectomia, cerca de 80% dos pacientes submetidos à reversão obtêm sucesso.

Sintomas

Após a Vasectomia, o paciente pode sentir certo desconforto local nos primeiros dias. É comum escutar, de pessoas que realizaram o procedimento, a sensação de “bolada”. Também não é recomendada a prática de atividades físicas e sexuais nos primeiros 15 dias. As primeiras ejaculações podem ainda vir com espermatozoides; por isso, é importante esperar a liberação do médico antes de parar com os métodos anticoncepcionais.

Prevenção

Tratamentos

A cirurgia de Vasectomia é realizada em um centro ambulatorial ou no hospital, com anestesia local com ou sem sedação, sem internação, o que permite que o paciente volte para cada no mesmo dia e às atividades normais após dois dias. A duração é de cerca de 40 minutos. Através de dois cortes de 5 mm feitos no saco escrotal, o canal deferente (que viabiliza a circulação dos espermatozoides) é identificado e seccionado, depois suturados com fio não absorvível.

Fale mais sobre
Vasectomia

Antes de tudo, caso você queira, elaborei um vídeo com as orientações do procedimento, basta clicar.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.