Sífilis

A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema Pallidum, sendo ela caracterizada pelo aparecimento de lesões e caroços na região genital. Caso não seja tratada corretamente, pode levar a complicações que prejudicam à saúde da pessoa.
Sifilis em Curitiba - Mark Neumaier Urologia

Fatores de risco

– Ter relações sexuais sem proteção com uma ou mais pessoas. – Receber transfusão de sangue infectado com o vírus HIV. – Passado de mãe para filho durante a gestação ou o parto.

Sintomas

Nem todos os casos apresentam sintomas. Quando há sintomas, eles incluem, principalmente, feridas (lesões) que não doem, não ardem e não coçam na região de entrada da bactéria. Geralmente, ocorrem nos genitais, na pele e na gengiva, e é possível que elas apareçam até 3 meses após o contágio. Costumam desaparecer com o tempo, mas isso não quer dizer que o problema está resolvido, pois a bactéria continua ativa no organismo. Além disso, ínguas (caroços) na virilha, manchas vermelhas na pele e nas mucosas, queda de cabelo e danos ao sistema nervoso central.

Prevenção

É fundamental o uso de preservativo durante relações sexuais, seja vaginal, anal ou oral.

Tratamentos

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do problema, mais fácil será para tratá-lo. Por isso, caso o homem tenha algum dos sintomas relatados, é essencial que procure um urologista o mais rápido possível. Após o diagnóstico, o médico recomendará o tratamento adequado, dependendo do estágio da doença. tratamento mais comum é feito com penicilina benzatina, mas também podem ser indicados outros medicamentos.

Fale mais sobre
Sífilis

Entrevista para o programa “Boa Tarde Doutor” com o Dr. Mark Neumaier.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.