Prostatite

A Prostatite aguda é a inflamação da próstata associado com infecção urinária, sendo o diagnóstico mais comum em consultório médico em homens com menos de 50 anos. Pode apresentar diferentes conjuntos de sintomas, causas, manifestações e sequelas. A provável origem da infecção é o resultado da ascensão de uma bactéria pela uretra, ou um refluxo de urina contaminada da bexiga para a próstata. A prostatite bacteriana aguda surge de maneira inesperada, já a prostatite bacteriana crônica evolui de modo gradativo e lento, porém com maiores dificuldades de tratamento.
Prostatite em Curitiba - Mark Neumaier Urologia

Fatores de risco

– Disfunção miccional. – Anormalidades anatômicas. – Coito anal desprotegido.

Sintomas

– Calafrios. – Febre. – Dores articulares. – Dor lombar baixa. – Dor no períneo ou abdome inferior. – Aumento da freqüência urinária. – Dor para urinar, especialmente no final da micção, muitas vezes com um jato urinário mais fraco. – Vontade súbita de urinar. É importante avaliação médica para fazer o diagnóstico e a realização de exames complementares para excluir outros possíveis diagnósticos.

Prevenção

Procedimentos urológicos, como por exemplo a biópsia de próstata.

Tratamentos

O tratamento é feito com base em antibióticos, preferencialmente por 4 a 6 semanas, para garantir completa esterilização da próstata e evitar possíveis complicações como abscesso e prostatite crônica. A medicação pode ser alterada de acordo com os resultados.

Fale mais sobre
Prostatite

Entrevista do Dr. Mark Neumaier para a TV Evangelizar, a respeito do Novembro Azul.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.