HPV

O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é uma infecção que causa lesões nos órgãos genitais. É composto por mais de 150 tipos, sendo eles divididos em tipos com alta probabilidade de câncer (câncer de pênis e/ou câncer anal) e em tipos com baixa probabilidade (nesse caso, aparecem apenas as lesões).
HPV em Curitiba - Mark Neumaier Urologia

Fatores de risco

O HPV é transmitido, na maioria dos casos, pelo contato sexual; por isso, é considerado uma DST (Doença Sexualmente Transmissível). Além disso, pode ocorrer de mãe para filho durante o parto e, menos comum, ao frequentar saunas, banheiras de hidromassagem e banheiros públicos, e compartilhar objetos íntimos como sungas, toalhas e sabonetes. O período de incubação é longo, ou seja, o indivíduo pode ser infectado e os sintomas aparecerem apenas meses ou até anos depois.

Sintomas

Surgimento de verrugas em um ou mais regiões, que, no homem, podem incluir a glande, o prepúcio, o canal da uretra, o ânus e o reto.

Prevenção

A prevenção do HPV é majoritariamente constituída pelo uso da camisinha durante todo o período da relação sexual, inclusive a oral. Outros cuidados incluem ter um único parceiro ou número pequeno de parceiros, abster-se sexualmente enquanto estiver em tratamento e evitar lugares e objetos que possam ter entrado em contato com pele ou mucosa infectadas. A vacina tetravalente contra HPV é fortemente recomendada como prevenção, sendo gratuita para meninos de 11 a 15 anos nos postos de saúde pública. A indicação da vacina também é feita para proteger as pessoas que já foram infectadas pelo vírus.

Tratamentos

Pelas verrugas serem mais visíveis no homem, o HPV é diagnosticado clinicamente, durante consulta com Urologista. O tratamento compreende pomadas, ácidos, medicamentos via oral, cauterizações e/ou cirurgias para remover as lesões. Nenhum deles, porém, irá curar o HPV; em alguns casos, o corpo pode eliminá-lo de forma natural, por meio da ação do sistema imunológico.

Fale mais sobre
HPV

Entrevista para o programa “Boa Tarde Doutor” com o Dr. Mark Neumaier.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.