Hiperplasia Prostática Benigna – HPB

Esse assunto é muito importante, porque é muito comum e pode ter consequências irreversíveis na sua vida – já pensou conseguir esvaziar a bexiga apenas através de um cano pelo canal da urina? É o que pode ocorrer se não for tratado a tempo. O aumento do tamanho da próstata é uma condição muito comum, visto que cerca de 70% dos homens acima dos 40 anos de idade têm essa condição. Desses, 30- 40% terão sintomas associados. Os sintomas ocorrem porque a próstata é como um túnel, por onde passa a urina. Quando ela cresce, pode obstruir o canal da urina, causando alguns sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida. Algumas vezes ela pode ser grave, a ponto de obstruir -completamente a urina e até causar falência dos rins. A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga. Ela produz uma secreção alcalina que possibilita a sobrevivência do espermatozoide para a fecundação. Uma próstata normal tem cerca de 25 g (um limão pequeno). Já vi próstata de 300 gramas, ou seja, 10 X o tamanho normal.
hiperplasia prostatica benigna hpb - tratamento com neumaier urologia

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são: – idade, – história familiar, – pressão alta, obesidade e dislipidemia.

Sintomas

O início dos sintomas é lento e gradual. Demora anos para progredir e assim você não percebe. É comum deixar de tomar líquidos para não se incomodar e demorar mais para esvaziar a bexiga. É importante ressaltar que você não sentirá dor, enquanto a urina não trancar repentinamente. Os sintomas mais comuns são: – Jato fraco – Sensação de não ter esvaziado a bexiga – Gotejar no final da micção – Acordar mais de uma vez a noite para urinar – Ter um jato de urina “quebrado” – Fazer força para urinar – Aumento da frequência urinária, indo mais vezes ao banheiro

Prevenção

Pesquisas demonstram que o selênio (mineral antioxidante presente em alimentos) pode prevenir a HPB e outras doenças urológicas. Juntamente com a vitamina E, o selênio auxilia na proteção antioxidante contra os radicais livres causam que causam dano à próstata. Estudos iniciais apontam que a vitamina E pode diminuir as concentrações de androgênio, fator hormonal ligado a doenças na próstata.

Tratamentos

Medicamentos diários são os principais tratamentos comprovadamente eficazes e seguros para quem apresenta sintomas. Apenas se você tiver sintomas urinários que deve iniciar tratamento. Apenas a próstata aumentada (sem sintomas) não é indicação isolada para tratamento. Existem medicamentos que “relaxam” a próstata, aumentado assim o túnel por onde passa a urina. Existe também medicamento que reduz o tamanho da próstata. Caso os medicamentos não resolvam, você pode ser curado com um procedimento sem cortes e com anestesia. Neste procedimento retiramos toda a parte da próstata que cresceu, com alta do hospital no mesmo dia ou dia seguinte. Na maioria dos casos utilizo o laser para essa cirurgia.

Fale mais sobre
Hiperplasia Prostática Benigna – HPB

Veja um comentário do Dr. Mark Neumaier a respeito da HPB

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.