Hematúria

Hematuria nada mais é que a presença de sangue na urina. Como existem dezenas de causas para a presença de sangue na urina, a caracterização da mesma ajuda na investigação clínica. 1 – Hematúria macroscópica Hematúria que pode ser vista a olho nu e tem uma coloração mais escurecida. 2 – Hematúria microscópica Hematúria que não pode ser vista a olho nu pois a urina permanece com aparência normal. Para detectar é necessário um exame de urina. 3 – Hematúria com coágulos Há presença de coágulos e um sangramento de maior volume. Para detecção é necessário exames de imagem computadorizada do sistema urinário. 4 – Hematúria persistente ou transiente A hematúria pode ser persistente, ou seja, está constantemente presente; ou ser intermitente, isto é, aparecer e desaparecer de tempos em tempos. 5 – Hematúria dismórfica Há presença de hemácias. Geralmente é um sinal de doença dos glomérulos renais. 6 – Hematúria isolada Hematúria isolada ocorre quando o paciente não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma além da presença de sangue na urina.
Hematuria em Curitiba ou sangue na urina - Neumaier Urologia

Fatores de risco

– História de tabagismo. – Exposição ocupacional a produtos químicos ou corantes. – Idade superior a 40 anos. – História de doença urológica. – História de sintomas urinários irritativos. – História de radioterapia pélvica. – Infecções urinárias de repetição.

Sintomas

– Urina escura ou avermelhada. – Ardência ao urinar. – Febre. – Calafrios. – Enjoos. – Dor lombar. – Infecção urinária.

Prevenção

Para evitar a infecção, beber bastante liquido todos os dias, urinar imediatamente após o sexo, e praticando uma boa higiene.

Tratamentos

O tratamento da hematúria depende da causa, que muitas vezes não é encontrada, o que sugere a ausência de um problema médico grave. Uma hematúria eventual e isolada não requer tratamento e somente deve ser devidamente monitorada. No caso de hematúrias mais graves é necessário um internamento hospitalar sendo raramente uma intervenção cirúrgica de urgência.

Fale mais sobre
Hematúria

Entrevista do Dr. Mark Neumaier para a TV Evangelizar, a respeito do Novembro Azul.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.