Câncer de Testículo

A maioria dos cânceres de testículo são notados pelo próprio paciente a partir de um auto-exame intencional ou acidental, palpando um nódulo, ou notando o crescimento de um dos testículos. Os tumores em testículos são raros, com incidência maior em jovens dos 15 aos 40 anos e curável na maior parte das vezes.
Cancer de Testiculo em Curitiba - Mark Neumaier Urologia

Fatores de risco

O câncer de testículos pode ser causado por diversos fatores infertilidade e tabagismo, porém tais fatores ainda estão sendo estudados. Os mais comuns são: – Idade (tumor mais comum entre 15 – 40 anos). – Criptorquidia (quando os testículos não estão presentes na bolsa escrotal ao nascimento). – Histórico familiar. – Etnia.

Sintomas

O mais comum é o aparecimento da massa testicular endurecida, ou seja nódulos, que costuma ser indolores. Mas é importante se atentar a qualquer alteração estranha, como o aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.

Prevenção

Recomenda-se o autoexame mensal dos testículos, e na infância é necessário o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal ocorreu normalmente.

Tratamentos

O tratamento envolve a ressecção (retirada) completa do testículo. No mesmo momento pode ser colocada uma prótese que “imita” o testículo. Também são coletados exames de sangue, e realizados exames de imagem (tomografia computadorizada), para avaliar se o câncer se “espalhou”. Mesmo nestes casos, a complementação com quimioterapia atinge altas taxas de cura.

Fale mais sobre
Câncer de Testículo

Entrevista do Dr. Mark Neumaier para a TV Evangelizar, a respeito do Novembro Azul.

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.