Câncer de Próstata

O Câncer da próstata é o câncer (sólido) mais comum do homem e o segundo que mais mata. Ele está para o homem, assim como a mama está para a mulher. A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho urinário. Sua função é produzir uma secreção que possibilita a sobrevivência do espermatozoide.
Cancer de Prostata em Curitiba - Mark Neumaier Urologista

Fatores de risco

Infelizmente, os principais fatores de risco para o câncer de próstata são imutáveis, ou seja, não há o que fazer a respeito. São eles: 1 – Etnia Afrodescendente; 2 – História na família de câncer de mama, ovário e próstata (principalmente quando mais de um familiar acometido) 3 – Idade. A dieta parece ter um efeito menor, porém também importante. Consumir menos derivados do leite, menos alimentos embutidos, ingerir chá verde, manter os níveis de Vitamina D normais e ter frequência nas relações sexuais são algumas das medidas que você pode fazer para reduzir o risco.

Sintomas

Na maioria dos casos não há sintomas. Casos avançados podem se apresentar com dores ósseas e retenção urinária aguda.

Prevenção

Realizo de rotina no consultório os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) – de sangue – e o toque retal. O PSA é o exame mais sensível, mas 10-15% dos casos de câncer de próstata tem um PSA normal e apenas o toque retal alterado! Quando há alguma alteração do PSA (não precisa ser acima do valor de referência. Às vezes o PSA aumenta de um ano para o outro) ou o toque retal alterado, indico a biópsia da próstata e ressonância multiparamétrica da próstata. A biópsia da próstata é um exame feito com sedação. Com uma agulha muito fina, são retirados de 12 a 15 fragmentos pequenos da próstata e enviados para a patologia.

Tratamentos

O Câncer de próstata tem cura, quando está localizado apenas na próstata (não se espalhou para o corpo – ossos, fígado, pulmão). Antigamente o tratamento cirúrgico era por corte, com sequelas como incontinência urinária e impotência sexual. Muitos homens ainda tem essa visão das cirurgias para a próstata. Felizmente a tecnologia evoluiu muito e hoje fazemos a cirurgia para o câncer da próstata com o robô. Melhor visão, mais precisão, lentes de aumento e outras ferramentas acopladas me auxiliam durante a cirurgia. O resultado é uma cirurgia com menos agressão, menor sangramento e recuperação mais rápida. Algumas pessoas não tem condições de realizar uma cirurgia, quando há comorbidades graves. É o caso de problemas cardíacos graves, por exemplo. Para esses pacientes a radioterapia pode ser a melhor opção.

Fale mais sobre
Câncer de Próstata

Entrevista do Dr. Mark Neumaier para a TV Evangelizar, a respeito do Novembro Azul.
Reproduzir vídeo

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.