Câncer de Bexiga

A bexiga é um órgão pélvico com a função de armazenar e eliminar a urina no momento apropriado. O desenvolvimento do câncer, até o momento, é entendido por substâncias causadoras de tal enfermidade, dentre eles o principal é o tabagismo. Mais de 90 % dos os tipos de câncer tem origem na camada mais interna que reveste a bexiga (chamada de urotélio) e pode aumentar para toda a espessura da bexiga, a partir daí com um comportamento mais agressivo.
Cancer de Bexiga em Curitiba - Mark Neumaier Urologista

Fatores de risco

O câncer de bexiga pode ser desencadeado por diversos fatores: – Fumar. – Idade avançada. – Etnia. – Sexo masculino. – Exposição a determinados produtos químicos. – Tratamento de câncer anterior. – Inflamação crônica da bexiga. Histórico familiar

Sintomas

– Sangue na urina. – Dor ao urinar. – Dor nas costas. – Dor pélvica. – Perda de peso.

Prevenção

Não fumar evita que substâncias cancerígenas sejam armazenadas em sua bexiga, evitando o desgaste do seu revestimento interno. Evitar exposição a produtos químicos e beber água durante todo o dia são maneiras de prevenir o câncer de bexiga.

Tratamentos

Quando diagnosticado qualquer tumor na bexiga, inicialmente é realizada uma cistoscopia (através de uma câmera fina) pelo canal urinário. A lesão então é “raspada” completamente, e o material enviado para análise histológica ( biópsia ). Dependendo da profundidade e da agressividade do tumor, pode ser necessário terapia complementar. Quando a lesão acomete camada mais interna (muscular) é indicada a cirurgia radical, com a “retirada” da bexiga e próstata.

Fale mais sobre
Câncer de Bexiga

Dr. Mark Neumaier explica 5 sintomas que não podem ser ignorados em Urologia – para o canal do Hospital Marcelino Champagnat.
Reproduzir vídeo

Perguntas frequentes

Marque seu atendimento

Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.

Fale comigo

Por favor, descreva o motivo de seu contato. Caso necessite de uma consulta, faça uma breve descrição dos sintomas que lhe incomodam.