A bexiga é um órgão pélvico com a função de armazenar e eliminar a urina no momento apropriado. O desenvolvimento do câncer, até o momento, é entendido por substâncias causadoras de tal enfermidade, dentre eles o principal é o tabagismo.
Mais de 90 % dos os tipos de câncer tem origem na camada mais interna que reveste a bexiga (chamada de urotélio) e pode aumentar para toda a espessura da bexiga, a partir daí com um comportamento mais agressivo.
Fatores de risco
O câncer de bexiga pode ser desencadeado por diversos fatores:
– Fumar.
– Idade avançada.
– Etnia.
– Sexo masculino.
– Exposição a determinados produtos químicos.
– Tratamento de câncer anterior.
– Inflamação crônica da bexiga.
Histórico familiar
Sintomas
– Sangue na urina.
– Dor ao urinar.
– Dor nas costas.
– Dor pélvica.
– Perda de peso.
Prevenção
Não fumar evita que substâncias cancerígenas sejam armazenadas em sua bexiga, evitando o desgaste do seu revestimento interno. Evitar exposição a produtos químicos e beber água durante todo o dia são maneiras de prevenir o câncer de bexiga.
Tratamentos
Quando diagnosticado qualquer tumor na bexiga, inicialmente é realizada uma cistoscopia (através de uma câmera fina) pelo canal urinário. A lesão então é “raspada” completamente, e o material enviado para análise histológica ( biópsia ). Dependendo da profundidade e da agressividade do tumor, pode ser necessário terapia complementar.
Quando a lesão acomete camada mais interna (muscular) é indicada a cirurgia radical, com a “retirada” da bexiga e próstata.
Fale mais sobre Câncer de Bexiga
Dr. Mark Neumaier explica 5 sintomas que não podem ser ignorados em Urologia – para o canal do Hospital Marcelino Champagnat.
Reproduzir vídeo
Perguntas frequentes
Marque seu atendimento
Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.