Bexiga hiperativa é caracterizada pela associação de alguns sintomas como: urgência urinária (vontade urgente de urinar), geralmente acompanhada de aumento de frequência e noctúria (levantar-se várias vezes a noite).
Fatores de risco
– Pessoas com diabetes.
– Indivíduos com depressão.
– Hiperplasia prostática benigna.
– Alguns tipos de alimentos.
Sintomas
O sintoma mais típico da bexiga hiperativa é a urgência urinária, que é a vontade súbita e incontrolável de urinar. Quando o paciente apresenta urgência urinária, ele precisa ir ao banheiro rapidamente, pois não é capaz de segurar a urina por muito tempo.
Pessoas com estes sintomas sentem-se muito limitados no dia-a-dia. Em qualquer lugar que precisam ir, procuram mapear a localização dos banheiros, e planejar o acesso a eles.
Prevenção
– Hábitos saudáveis de vida como reduzir a obesidade e o tabagismo.
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
– Reduzir a ingestão de chás, cafeína, sucos cítricos e chocolates.
Tratamentos
O tratamento da bexiga hiperativa envolve 3 modalidades: 1. terapia comportamental, 2. medicamentos e em casos em que não há resposta, pode-se ainda optar pela cirurgia. A escolha do modo mais adequado de tratamento para cada paciente depende da intensidade dos seus sintomas e do quanto o quadro interfere na sua qualidade de vida.
Fale mais sobre Bexiga Hiperativa
Entrevista do Dr. Mark Neumaier para a TV Evangelizar, a respeito do Novembro Azul.
Perguntas frequentes
Marque seu atendimento
Você gostaria de tirar dúvidas ou até mesmo pedir uma segunda opinião sobre o seu caso? Envie seu caso e entrarei em contato.